Arquivo


E o novembro se foi, chegou dezembro cheio de vermelhos, verdes e dourados. Fui na festa de Iansã, uma lindeza ver o Pelourinho cheio de vermelho e branco. Aqui na Mirim celebrou-se Oxum e sua ternura. Tudo fluindo no rio nem sempre sereno da vida. Agora vem a alegria dos comerciantes: o natal e seus chatíssimos votos de felicidade, depois o ano novo. Novo de quê? Ih, a XamAM nessa madrugada tá meio lotada de pensamentos terrenos!


Atenção:
O Programa da XamAM Novembro Xamânico desse ano está na página desse blog Programa, é só clicar. Tá lindo!!

E aqui vou blogar as datas dos próximos ritos pra que voces não tenham desculpas tipo "poxa, eu não sabia..." e possam participar desses momentos benditos onde nossa natureza interna se apresenta de forma exuberante:
Ritos da Lua Cheia
Setembro- dia 20/Outubro- dia 18/Nov.- dia 17/Dez.- dia 20
Ritos da Rainha
Set. - dia 21/Out.- dia 19/Nov.- dias 07 e 12 (Dois!!)/Dezembro - dia 21

Então caras pessoas, fui chegando e já vou anunciando dois ritos esse mês, um será com a Rainha, dia 23, sexta feira com início às 18:00hs e término dia seguinte às 07:30hs e o outro o nosso Rito da Lua Cheia de agosto, dia 24, sábado, com início previsto pras 18:00hs e finalização às 22:00hs. Te repasso o tema do rito da Lua: Liberdade. Vem, vai ser lindo!!

Aqui no velho continente vou seguindo os traçados com caminhadas, estudos, encontros e ritos lindos! Agradecida sempre aos meus avós, os quatro elementos por me presentearem em vida com meu Destino cheio de oferendas. Mas pensem assim, as oferendas nem sempre são aquelas que queremos, mas aquelas que a Existencia nos doa. E a XamAM caminha...

Os dias estão passando tão rápidos que quando me dou conta a noite chega com seus sons acalentadores que me embalam e me levam a dormir. Aqui em Terra Mirim, noite é noite mesmo, tudo fica escurinho, os grilos vão cantando, os sons sossegando, os cães uivando como lobos...silencio pra sonhar. E o tempo escoa, dando a impressão de uma viagem sem fim, porque em seguida o dia amanhece e docemente os sons mudam e as flores ofertam seus odores. Tempo, tempo, Senhor da Vida e da Morte.

Durante o carnaval fizemos uma viagem linda demais aos lençóis maranhenses. As dunas eram de uma virgindade indescritível, com aquela alvura que chega doía nos olhos. E lá embaixo, no horizonte sem fim, o mar. Fiquei me perguntando como pode a natureza ser tão escancaradamente bela? Como pode o amor divino ser tão generoso a ponto de nos embriagar? E o Avô Ar sussurrou aos meus ouvidos: celebra, o segredo da vida é celebrar! Bendito seja aquele/a que cria, bendito seja aquele/a que contempla.

Dia 23 próximo, sábado, teremos o rito da Rainha. Doce encontro. Informações mais detalhadas: 071 81787745.

Pois então. Fizemos os dois lindos ritos, o da Avó Lua e o da Rainha...foi muito, muito bom. Era tanto amor, tanta beleza. A Avó Lua falava da construção, da desconstrução, a cabana da purificação e depois o banho de ervas cheiroso demais! Feito com as folhas da Mãe Oxum, era pura compaixão. Saímos de lá e fomos pra casa Estrela do Norte, onde o rito da Rainha nos aguardava. Affe, quanta paz, quanta revelação...gratidão Xamã Dhan Ribeiro.

Esse mês teremos ritos lindos. Faremos o primeiro rito da Lua Cheia de 2013, será no dia 27 de janeiro, vai começar às 16:00hs e vamos continuar até às 21:00hs. Vamos construir juntos/as nossa cabana da purificação e depois entrar para mergulharmos no sonho que nos povoa, liberando nossos medos e abrindo nossas asas em rumo da planície dourada.

E o Rito da Rainha vem aí, depois dou a data!!

E já entramos no
2013. Beleza de vida que rodando seu próprio tempo nos ensina a caminhar. Tempo de confiança, tempo de deixar de lado tantas previsões que nos distraem e que nos assombram. Confiem no interior de vocês, respirem mais, desejem menos e o mistério vai te ofertar a doce água da fonte que nunca esgota. Aqui, na minha comunidade, tempo de encontros profundos e profícuos. Ritos de Amizade e Ritos com a Senhora da Floresta.

Agradecendo com alegria:
dia 27/dez/12, quinta feira, às 20:00hs aqui em Terra Mirim, foi celebração da Lua Cheia. Rito de gratidão, onde homens e mulheres se encontraram. Vivemos esse momento cantando, brincando e orando. Éramos quarenta pessoas em devoção na bela cabana de purificação enquanto a fogueira ardia a chama viva da Paz e da Cura.

E passou o famoso dia 21, a noite temperada nos trazia mensagens de bem querer. Seguimos...veio natal de 2012, o riso povoava nossa mesa e o encontro de uma parte da tribo miriniana. Tudo era
Luz e Celebração. Pelo que conseguimos e por tudo aquilo que certamente iríamos conseguir com as bençãos da Deusa que refletida em nós serenava.

E vamos continuando a caminhada, jornada de fé e de vida. Escuto Antonio Nóbrega apresentando Lunário Perpétuo e sinto a beleza forte, cor definida, revivendo a trajetória do Norte/Nordeste desse Brasil. Cheio de esquinas com suas crianças abandonadas, erotizadas precocemente; vejo os senhores maltratando, cruelmente retirando o que lhes pertence. E choro dentro de mim, e minha voz interior me diz: continue, continue...e eu sigo. Ritos, orações, trabalho, plantações, sol quente, água desejada.

Agora chegou novembro, vem com um dia amanhecendo mais cedo e o esplendor das manhãs com seus maravilhosos cheiros embriagando meu ser de amor. A chuva cai, os raios e trovões acontecem, caminho entre as árvores tudo observando e meu corpo treme diante dos sons. Vida trovejante essa minha vida, plena de tempestades e ternuras. Saio com meu amor e tomo sorvete de coco. De noite, em casa, choro de saudades por ir e ficar lá. Aqui, cozinho e lavo.

E lá vem agenda: dia 18, domingo, rito da Senhora da floresta. Dhan com sua doce e forte inspiração. Crescendo através de sua visceral experiencia de perda. E eu, parte disso tudo.

E lá seguimos...outubro da XamAM cheio de plenitude e ritos. Dia 19, nosso ecoart agora junto com o ecobrechó, unindo movimentos e acontecendo pra ver se boas novas criam bons campos de realidade. Nesse dia, 19, acontece tambem nossa feira verde, tudo aqui na Mirim!!Dias 20 e 21 participando do ecobrechó no parque da cidade e dia 27, encontro de mulheres e rito de Wachuma, o sagrado cacto. E embelezando tudo, tudo, os ensaios para a gravação do novo CD da XamAM sob a direção musical do excelente músico Babuca.

Setembro da XamAM é um tempo cheio de viagens, de malas a fazer e a desfazer. No dia 13 estou indo pra o Peru com um grupo que vai comigo mergulhar profundo em si, vamos também visitar comunidades e ver todo aquela bela gente do campo a nos ofertar seu sorriso e sua generosidade. E vamos seguindo...

Data confirmada!! Coloque na agenda desde já!
Estamos planejando um novo encontro de mulheres a ser realizado no dia 27 de outubro das 09 ás 16:00hs. Foram tantas solicitações pra um novo encontro do nosso"Tecendo o Diálogo" que não resistimos...nesse dia mais uma vez nos sentaremos para permitir que nossas mãos criem arte em tecido, em papel...e vamos decodificar um pouco nossos medos, seus significados e ver como transformá-los em arte para nossas vidas. Voce pode saber detalhes em breve no blog da XamAM ou em eventosemterramirim.blogspot.com.br

O pássaro canta na minha janela em Terra Mirim e eu anuncio minha chegada na terrinha que sempre me acolheu e que me ensina tudo que necessito aprender. Preparo-me para os ritos que começarão seu caminhar. Esse mês ainda nos encontrare- mos com a Rainha. Rito de amor , Rito de cura. No silencio, o clamor do Xamã em direção da Consciência e da Luz. E vamos caminhando...

E aqui estou eu.
Mais uma vez nas terras germanicas, divulgando conhecimentos xamanicos na tradição da Deusa Mãe, aquela que nos guia, que nos concebeu e pariu. `As vezes me vejo incansável nessa jornada, `as vezes me vejo exaurida, pregando sem cessar a simplicidade e a magia do tempo. E sigo.Porque acredito, porque tenho a coragem e o comprometimento com minha alma que um dia deslocou-se da espiral da existencia e veio experienciar a vida nesse planeta.

Dos meninos de rua:
http://emanuelmeninoderua.blogspot.com/

Pássaros humanos
Sim, viemos das estrelas e nos perdemos na poeira das ilusões criadas por nós aqui na terra. Vem chegando o tempo do banho da água da verdadeira fonte, de nos encontrarmos e partilharmos aquilo que temos de melhor, nossa consciencia clama por se abrir e poder confiar, cantar e celebrar juntos/as um novo espaço de vida solidária, sem rancores e competições, sem julgamentos e separações. Te digo, que minha espada há muito sossegou aos pés da Deusa e precisa se imantar da palavra bendita do amanhecer. Ela, minha espada, quer sossegar, quer cada vez mais se colocar a Serviço e respirar embaixo dos pés de quaranas e dos eucaliptos sonhadores de Terra Mirim.
Somos pássaros, somos Luz vinda do cosmos e pra lá retornaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário