quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Roda dos Sonhos

Estava fazendo a roda dos sonhos…lembrei da mitologia…certa vez, no tempo chamado eternidade, Nokomi, uma Avó, estava deitada vendo uma linda aranha tecer sua teia. A Avó olhava com muita atenção todo aquele minucioso trabalho. O pequeno neto de Nokomi quando viu aquela teia sendo tecida veio em sua direção para desmanchá-la. A Avó o impediu. Iktomi, a aranha viu tudo aquilo e quando o neto saiu ela falou:" você salvou minha teia, em troca lhe ensinarei como fazê-la." 
E foi assim que uma noite, em sonhos, Iktomi ensinou detalhadamente a avó a tecer a teia que ficou conhecida como filtro ou roda dos sonhos. E completando o ensinamento a aranha falou: "essa teia servirá para filtrar os maus sonhos e todo sonho bom passará por ela e se realizará na vida do sonhante." E é assim que em alguns ritos xamânicos a XamAM ensina a cada pessoa que deles participa a fiar sua teia impregnando-a de Luz e Vida. Hey XamAM!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mente, sabedoria, relaxamento.


Dia desses estive muito ocupada com algumas questões que surgiram em minha comunidade. Não sabia bem como resolver e quanto mais eu pensava mais pensamentos vinham. Sentei-me diante da fogueira e comecei a respirar, suave, docemente. E aí me veio uma metáfora que me foi contada há muitos anos por uma pessoa sábia e amada por mim. Na Índia, alguns anos longe…um camponês andando pelos caminhos de Varanasi, encontrou uma garrafa e dentro dela havia um gênio que ao sair lhe disse que todos os desejos dele seriam  satisfeitos, mas que caso ele deixasse de desejar o gênio o engoliria. O camponês ficou muito feliz e imediatamente começou a desejar várias coisas: alimento, roupas, palácios, mulheres…em pouco tempo tudo que ele queria estava ali, presente. Então ele começou a pensar que não haveria mais nada a pedir e preocupado procurou por um sábio que morava em uma das tantas cavernas do apocalíptico local chamado Varanasi. Encontrando o santo homem, ele contou seu problema ao que o santo falou: busque ocupar o gênio, diga ele pra ficar subindo e descendo um poste durante todo o tempo e quando precisar dele apenas chame-o. E assim ele fez. O gênio ocupado não poderia devorá-lo e o camponês poderia viver em paz. Lembrei-me da história e percebi que aquele era o momento exato de sentir minha mente como meu gênio e pude dar a ele a subida e a descida no poste : minha respiração. Apenas respire e se ocupe com a inspiração e expiração, falei à minha mente. Assim o fiz e dessa forma pude ver a solução clara diante dos meus olhos. As chamas da pequena fogueira dançavam à minha frente e pude agradecer pela curativa memória. Reaprenda a respirar, a relaxar e a agradecer. Hey XamAM!

Acreditem em seus mundos. Eles existem.

A vida  me ensina a ver as inúmeras realidades que existem no universo que vivo. Seres que me habitam, que me levam a pensar e a sentir forças e paisagens desconhecidas. No mundo xamânico onde vivo existem seres que me ajudam, existem seres que tentam interferir, existem realidades que nunca pensei existir, existem sentimentos que jamais pensei sentir. Mundos imateriais que me povoam e que são absolutamente verdadeiros. São eles que me nutrem, são eles que me fundamentam pra que eu possa continuar existindo. O artesanato que faço como o filtro dos sonhos que a Avó Nokomi ensinou a avó das avós, o bastão de poder que o avô Pársi aprendeu e ensinou ao avô dos avôs, o olho de deus que os huicholes aprenderam com a mãe das mães…todo esse material faz parte de mim, além dos encontros profundos que tenho com meus avós, os quatro elementos que me preenchem de ensinamentos e  alegria de vida. Anos antes, tudo isto era confundido com loucura humana, hoje a ciência inicia seu processo de esgotamento e vai incorporando o imaterial em seus estudos, vai se aproximando do que condenavam. Com seus poderosos instrumentos vai tocando o não revelado aos olhos comuns até o ponto onde o mistério permite. Clamo que vocês confiem na realidade interior que lhes habita. Ela é seu patrimônio imaterial, não tenha medo dela. Torne-a aliada e companheira do seu cotidiano. Estamos juntos/as.