quinta-feira, 31 de maio de 2012

Plantando Cristais

Pois é, plantamos cristais na velha mangueira que compõe o espaço mítico de Terra Mirim. São 50 anos de vida dessa mangueira, ela não nos dá frutos, mas sombreia e acolhe nossos sonhos. É a árvore dos sonhos, fica lá, quietinha, passamos tantas vezes por ela e na maioria das vezes nem olhamos pra ela, mas ela quieta nos abençoa e protege.A natureza celebrou conosco e os pássaros deram vida ao instante. Avô ar cantou e assobiou baixinho recebendo cristais de outras tribos, lugares distantes do nosso Brasil.Tudo era luz e vida.E nossa canção se fez mais uma vez: "Oh Mãe, oh natureza, ensina-me a sonhar, oh Mãe, oh natureza ensina-me a amar..."

Terra Mirim

São 20 anos de resistencia, de entrega e doação a uma Causa onde o centro é a Mãe Terra.São noites e dias, trabalhando, doando, pensando por um movimento de paz, de verdadeira ecologia, algo que sai de nossa alma, do ventre das pessoas que aqui vivem e daquelas que contribuem mesmo estando distante. Foi uma festa linda, livre, sem patrocínios, portanto livre da obrigação de colocar publicidades gratuitas em nossas camisas, faixas ou qualquer outras peças que nos são exigidas quando recebemos qualquer tipo de colaboração financeira de empresas. Ufa, que bacana, poder cantar, dançar, criar pra amigos/as, pessoas que realmente quiseram estar conosco. E não foram poucas...eram lindas gentes que com olhos brilhantes nos apoiavam em movimentos de intensa explosão de luz.Nossa feijoada vegetariana deu o que falar.Ninguem conseguia comer um prato só, repetidas vezes nos deliciávamos com a comida de nossos anjos da cozinha: Nalvinha e Cris.Gratidão profunda ao povo de Terra mirim, meus/inhas irm/ãs/ãos de tribo, a todos os nossos parentes presentes, povo de outras tribos, gente bacana, que supera a dor e a violencia trabalhando, cantando e tornando a vida leve. Sem bebidas alcóolicas, sem matar animais, sem ferir a verdadeira ética: a espiritual, o compromisso com a Deusa Mãe.

XamAM pensando

 Passei um tempão sem atualizar meu blog. Não, não foi falta de tempo ou qualquer coisa do genero, foi falta de tesão mesmo de escrever pra o blog. Pensava nos tantos escritos que tenho, nas centenas de textos que escrevo, nos livros que escreví e nos tantos que tenho a finalizar.Tudo isso me dava uma canseira doida!E resolvi parar um pouco de escrever de forma geral, só fiquei respondendo as montanhas de emails que diariamente recebo.E aí hoje, no final do mes de maio resolvi voltar aos meus escritos blogais. Digo a voces que esse mes foi cheio de ações que me deixaram de bem pensativa, fiquei comigo e principalmente junto da natureza. Vi tanta coisa! e depois de tanta doidera fiquei vendo que cada vez mais acredito menos na maneira política que nosso status quo está se apresentando. As ações dos nossos gestores políticos em geral são tão absurdas, tão escancaradamente perversas que me pergunto: onde estamos nós? Para onde estamos indo? Em que abismo estamos nos metendo? Vejo meio ambiente degradado, vejo nossas matas sendo literalmente destruídas, caminhões de secretarias de meio ambiente com entulhos sendo irresponsavelmente colocados em vales ainda verdejantes, sufocando as árvores, matando fauna e flora, tratores destruindo, destruindo...ví tudo aquilo e chorei. Dentro de mim uma dor impotente se faz.  Penso em silencio:já denunciei tanto, já fiz tantos movimentos que me sinto cansada em relação a essa violencia institucionalizada.Foi tambem por isto que voltei a escrever, pra me somar com voces, pra pensarmos juntos/as, sonharmos e fortalecermos uma nova rede, de amizade, de paz, de respeito à vida, se é que ainda temos tempo pra fazermos tudo isto.

Novos fazeres

No dia 06 de junho teremos nosso ciclo de Artes Míticas. O primeiro será o rito da Avó Lua aqui em Terra Mirim. A xamã Andiara Leão auxiliada pela buscadora Kunti estão preparando uma beleza de movimento a ser realizado em nosso templo do fogo e na Casa do Sol.Custo financeiro R$60,00.
E nos dias 16 e 17 de junho teremos outros dois eventos míticos tambem de pura beleza. No dia 16, das 09 às 16:00hs teremos "Tecendo Sonhos e Diálogos" onde mulheres vão se reunir  e através do artesanato falarem de suas vidas e de seus corpos, aí estarão ancorando o movimento as Xamãs Alba Maria e Andiara Leão juntamente com as buscadoras Alzira Fonseca e Dania Oliveira.Custo financeiro R$60,00, inclui alimento.
No dia 17, às 15:00hs teremos a inauguração oficial de nosso teatro/casa das artes com a peça "Leão Yollo e a Lua Lunática" de autoria da Xamã Alba Maria, dirigida pelo criador do Teatro da Solidão Solidária e secretário de turismo de Camaçari, Ivanildo Antonio, um amigo meu, pernambucano muito especial, de Arco Verde.Sem custo financeiro.Convidamos voces todos/as para compor esse movimento revolucionário, o da arte de se conhecer através dos mitos que permeiam nosso imaginário.