terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ano Novo em Terra Mirim

Nos preparamos muito para receber  e doar energias de Paz e Luz nesse final/início de ciclo. Perguntei-me muitas vezes o que gostaria de doar e meu coração me dizia: doe tudo, pois nada lhe pertence . E assim fiz na linda celebração miriniana no último dia do calendário oficial. Sei que o tempo não se submete às datas estabelecidas pelo sistema, mas havia uma energia no ar e eu precisava tambem mergulhar nessa energia. E assim, nós, da comunidade Terra Mirim fizemos.Começamos os festejos às 19:00hs em uma grande roda na casa das artes, os tambores tocaram anunciando o final de um ciclo e o nascimento de outro, depois cada um/a se apresentou falando um pouquinho de si, dizendo palavras que vinham de dentro do coração emocionados/as por ali estarem sentindo a vibração daquele local mágico. Sim, vinham passar um romper de ano diferente, xamanico, sem nada que os embriagasse a não ser o instante que era vivido. Como o poeta Rumi falava, embriagado do amor de Deus, isso bastava. Depois das apresentações, canções xamanicas e tambores acompanhavam o abraço carinhoso que cada um/a trocava. O que nos aguarda? Pensavam algumas pessoas, e tudo que vinha depois era repleto de magia e de beleza, minuto a minuto, tudo conscientemente realizado. A ceia e seus deliciosos quitutes preenchiam  a mesa e sussurros de aprovação emanavam de cada pessoa que se deliciava.A entrada no labirinto de luz veio a seguir.Construído com palhas de dendê e preenchido com velas e sinos, dava o sentimento de um campo mágico de acolhimento e plantação. A fogueira acesa dava o toque especial da noite, acendendo em cada coração a essência da Luz. Todos/as em seguida se dirigiram para as mesinhas onde construíram suas oferendas no significado de gratidão ao ano que encerrava seu ciclo e ao ano que se abria pra nos receber. Era cada mandala mais bonita que a outra, com flores, velas, doces e sementes a serem entregues ao Avô Fogo que contente recebia aquelas oferendas soltando milhares de faíscas e fazendo as salamandras dançarem ao seu som.
Depois vieram os minutos profundos de silencio só sendo quebrado pela gaita maravilhosa de um dos mirinianos presentes à festa. Pertinho já da meia noite, a contagem regressiva, o pipocar das champanhes sem álcool, os abraços e a seleta música para aquelas lindas pessoas que acreditaram em um romper de ano diferenciado, pleno de vida e de bem estar.
Próximo ano lhe convido pra estar também conosco. Venha mesmo, participe do movimento de Luz e Cura em nossa comunidade.

Veja mais fotos em nosso flickr e facebook....

Passeio de escuna de Terra Mirim

Pois é, depois do Natal veio o passeio de escuna, que, diga-se de passagem, foi ouro puro. Têve tanta dança, tanta música, futebol, voleibol, frescobol, tanta felicidade que até o mar ficou mais azul recebendo dentro de suas águas o balaio de oferendas cheio de flores, frutos, rodas de sonhos, bastões de poder, etc. Que coisa boa poder viver plenamente um dia de alegria genuíno, sem bebida alcoólica, sem matar nenhum animal, poder olhar no rosto de cada pessoa que ali estava e sentir a vida emanando a vida, o olhar imantando o olhar e o riso contagiando...na volta, fiquei refletindo sobre o significado do Oceano, essa magia azul que nos aguarda, quando o sol de nosso poente acontecer, com toda sua plenitude. Ver o mar e a mata juntinhos, se amando é um doce e pleno privilégio para nós da comunidade Terra Mirim que esperamos o ano todo essa saída coletiva, estarmos juntos brincando e celebrando a existencia plena de amor e de serviços prestados à nossa Deusa Mãe.


E na chegada em nossa comunidade Terra Mirim usufruimos de mais um sonho: um saboroso jantar preparado com muito carinho pelas mãos de Nalva (minha comadre) e Cris, nossas chefas de cozinha.
Veja mais fotos em nosso flickr e facebook....

Natal em Terra Mirim

A alegria reinante na noite fresca de verão atingiu seu ponto alto quando a Xamã Alba Maria convidou todas as pessoas presentes ao natal comunitário a fazerem uma grande roda para circularem a Árvore dos Sonhos plantada há muitos anos em Terra Mirim, a fim de declararem seus desejos e sonhos para o próximo ano. A voz de cada pessoa falava do fundo do coração e o amor juntamente com a paz foram os mais solicitados para o ciclo de 2012. A Deusa certamente ouviu aqueles pedidos e Sua doce inspiração preencheu aquele instante mágico.
O céu, que no início se apresentava cheio de nuvens, logo depois dos pedidos ficou cheinho de estrelas que diziam sim aos desejos puros de cada coração que ali estava.
Logo depois, veio o amigo secreto cheio de brincadeiras, risos e abraços amorosos. E finalmente o jantar maravilhoso vegetariano, a cerveja sem álcool e a música escolhida com cuidado total...o jardim cheio de mesinhas e cadeiras estava repleto de gente e de amor. E que a Paz e o Bem perdurem nesse ciclo cheio de previsões nem sempre tão serenas.

Veja fotos em nosso flickr e facebook....