quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dizeres da Xamã

Fiz uma longa viagem, cheia de trilhas, ritos, encontros...sentí que realizei verdadeiramente o que me determinei a cumprir. Realizei muitos ritos com as ervas sagradas na Alemanha e Estonia, reveladoras cabanas da purificação, me ví mais uma vez sendo solicitada a repassar ensinamentos que guardo e comungo há mais de 25 anos com as pessoas. Visitei fortes e valorosas comunidades como Damanhur, onde havia sido convidada desde o ano passado a estar com eles, ofertando minha energia juntamente com a deles para que o templo do Povo fosse construído.
Fui muito bem recebida por aquelas pessoas que de verdade sabem o que é uma comunidade, como se trabalha, as dificuldades que existem e justamente por esse motivo respeitam as pessoas que pioneira e corajosamente se lançaram em uma empreitada desse teor. Lembrando que nossa comunidade Terra Mirim tem 25 anos de constituída. Fico até me perguntando que outra comunidade aqui na Bahia resistiu tanto. E aí me permito divagar sobre o porque, aqui em nossa terra, onde há tantos anos trouxemos questões, paradigmas tão atuais, temas como o xamanismo quando naquele tempo ninguém nem sabia o que era essa filosofia e forma de viver, somos quase sempre excluídos e omitidos. Será o ranço da colonização? Enfim, permito-me deduzir que se entendeu quase nada do que fazemos, mas lhes digo que não desistimos, vamos continuar sim a incomodar, falar, questionar, a buscar a coerencia da palavra e do ato, vamos sim! E retornando para a bela Damanhur posso lhes dizer que o trabalho coerente e vanguarda realizado ali é indescritível! Vejam o site deles, é muito lindo!

Tamera, comunidade em Portugal

E de Damanhur seguí para Tamera, a corajosa comunidade instalada no sul de Portugal, região extremamente seca e árida me lembrando o nosso sertão.Lá,fui recebida pela instituidora, a alemã Sabine onde logo no primeiro instante me sentí irmanada, pela sua fé, sua garra e seu amor pela natureza.Conversamos algumas horas e fomos conhecer espaços da comunidade. Os lagos que foram construídos por eles, a energia solar, fotovoltagem, o alimento plantado...quanto trabalho realizado por esses pontos de luz no planeta que teimam em dizer que um novo sistema floresce na terra e que necessitamos investir nesses pontos de luz, nessas comunidades que sobrevivem pelo amor da Deusa e através de pessoas de coração puro e alma pura que se doam e se unem. Meus olhos se comovem diante da persistencia das mãos que tecem um novo mundo, uma nova paisagem.
E dali, guiadas por uma jovem palestinense seguimos  para o rito de boas vindas, pois dia seguinte aconteceria um grande encontro onde pessoas do mundo falariam sobre a paz e sobre comunidades.Uma bênção ao por do sol, o grupo reunido e Sabine me convida para dizer a oração da Grande Mãe em voz alta. Que beleza estar ali, sentindo a brisa do tempo e a energia da real solidariedade acontecer. Pessoas do mundo em silencio respeitoso ouviam as palavras proferidas por mim em homenagem à Deusa Mãe. Que o amor e a justiça sobrevivam! Gratidão meus irmãos e irmãs dessa terra por me fortalecerem e ofertarem suas mãos para a tessitura dessa bela teia. Sugiro voces conferirem o site de Tamera.