sexta-feira, 25 de junho de 2010

Relato da Jornada ao Peru, junho 2010

A Xamã pede desculpas pelo atraso na atualização do blog. É que a viagem do Peru foi intensa demais e foi necessário alguns dias para elaborar o que foi vivenciado e além disso, tentar traduzir de forma simples e verdadeira o que foi vivido não foi algo muito fácil. Leiam e usufruam dessa indescritível jornada e aí quem sabe, na próxima, você se encoraje a ir também?

Viagem ao Peru - um relato

Primeiro dia - O bairro de Lima, chamado Miraflores, pertinho do mar,acolheu o grupo de 21 pessoas que estavam abertas a se lançarem na jornada mítica de idas a templos pré incas, trilharem caminhos inusitados, se conhecerem mais e comungarem a erva sagrada de Wachuma, a medicina sagrada dos desertos e serras andinas. Um lindo círculo de partilha e no final, a elaboração e construção da oferenda à Pacha Mamma. A sagrada folha da coca era distribuída de forma respeitosa naquela oferenda onde haviam doces, biscoitos, conchas do mar e muitas cores.


Segundo dia - Em Chiclayo, após havermos comungado Wachuma, a medicina sagrada, partimos para conhecer o museu do Sr de Sípan, antiga civilização andina onde a arte, a música, o artesanato em argila e ouro eram referências básicas no dia a dia daquela civilização. Senor de Sípan, o mestre, curandeiro, governante dirigia todo aquele esplendor buscando justiça e paz.Entrávamos cuidadosamente naquele mundo mítico guiados/as pelas mãos dos Xamas, Alba Maria e Vítor Estrada. Dali seguimos para Tucume, as pirâmides que ainda hoje guardam mistérios insondáveis. As realidades paralelas se revelavam em ondas de vida e sons. A Xamã recebe a flor de Wachuma em seu coração, seus olhos vertem lágrimas de amor e compaixão. A gratidão invade o espaço.


Terceiro dia - Nossa caravana segue em sua casa ambulante, um ônibus muito bom, guiado pelos amorosos e competentes condutores, Raul e Ricardo. Pós comungar Wachuma, seguimos para o pequeno povoado de Magdalena de Cao. No percurso encontramos nosso amigo, Régulo, o arqueólogo responsável por uma das maiores descobertas já realizadas nos Andes: o estonteante complexo da Senhora de Cao. À beira mar, tres imponentes pirâmides, formando um triângulo poderoso, outrora utilizado em grandes ritos. Em uma das pirâmides vivia a grande governanta, a primeira governanta mulher de todas as civilizações já encontradas no Peru: a Senhora de Cao. Ali permanecemos durante todo o dia vivendo memórias e revelações, realidades e realidades se sucediam em um interminável desfile de beleza e poder. Ao final do dia, no local preparado para o rito aos quatro elementos, doamos nossa oferenda ao Avô Fogo e em seguida um presente pra Xamã: o cacto de Wachuma mostrava sua primeira flor que se abria qual flor de lótus.



Quarto dia - Seguimos pra Trujillo extasiados/as por tanta beleza que aquelas montanhas nos revelavam. Wachuma continuava seu trabalho de cura e revelação.
Quinto dia - Cedo ainda fizemos um suave círculo de partilha e cada um/a definiu por si o que fazer. Era um de nossos dias livres.



Sexto dia - Pós desjejum, viajamos durante 11 horas rumo a Chavín de Huantar, era ali que havia o poderoso templo de Wachuma.