sábado, 11 de julho de 2009

Caminhos dos ancestrais na Estônia - Notícias - Dia 3





Terceiro dia – Despertamos, fizemos nossas praticas corporais, fomos ao mar, nos despedimos, nos deliciamos com o maravilhoso desjejum, desarmamos o acampamento e seguimos agora rumo a Kassioru (Vale do Gato). Claro que antes de chegar lá, nosso guia, o misterioso Tõnu (pronuncia Tannu) nos levou pra conhecer Valaste, a cachoeira mais alta da Estônia, local onde a historia do planeta está gravada nas diferentes camadas da terra que compõem esta cachoeira. Uma paisagem indescritível! Depois de presenciar tamanha beleza fomos até o Vale do Gato onde ficaríamos por dois dias . Chegamos no local, um paraíso as margens do rio Ahja onde nos acomodamos.

Dias anteriores nas postagens abaixo. Acompanhem as novidades do diário da nossa Jornada!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Caminho dos ancestrais na Estônia - Notícias - Dia 2




Segundo dia – Acordamos cedo, fizemos nossas práticas corporais, e um desjejum maravilhoso nos aguardava. Em seguida fomos caminhar na floresta Kurtna, área das lagoas, reserva natural, um silêncio pacífico nos conduzia. Mergulhamos no lago gelado, onde flores semelhantes ao lótus fluíam cheias de vida. Em volta da fogueira partilhamos a experiência dos odores, onde nossa memória olfativa foi reativada. Um belo aprendizado! Voltamos a Liimala e à noite, antes do jantar, realizamos a surpreendente sauna sagrada estoniana. Quase toda casa estoniana tem sauna, o inverno aqui é tamanho que durante 3 meses do ano o país fica escuro durante todo o dia. O s ol não aparece e o frio toma conta de tudo. Para minimizar um pouco esses momentos, o povo da Estônia faz uso da sauna, espaço que naturalmente pertence ao cotidiano do país. Toda construída em madeira e seguindo a estrutura das antigas saunas, o acampamento onde estávamos nos ofereceu, através da sauna, viver momentos de rara beleza e doce intimidade. Foi realmente libertador aquele instante. A seguir, um sono profundo nos aguardava.

Dias anteriores nas postagens abaixo. Acompanhem as novidades do diário da nossa Jornada!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Caminho dos ancestrais na Estônia - Notícias - Dia 1




Eu não podia deixar de escrever sobre a linda viagem que estou fazendo com um grupo de mulheres buscadoras pelas terras da Estônia. Para vocês que não puderam vir, tentem fazer a viagem através das historias e do nosso cotidiano estoniano que a partir de hoje começo a contar. Muitos mitos envolvem este pequeno e amoroso país situado às margens do doce mar Báltico (isto é verdade mesmo, o mar da Estônia não tem o sabor salgado que conhecemos). Também conhecido pelos nativos e xamãs como Terra de Maria ou Terra Mãe, este país é preenchido por mitos que os xamãs locais contam com muito orgulho. “No princípio era o Pai Céu e o Pai Terra, eles se encontravam para o Grande Conselho e principalmente pra proteger a Mãe Terra, daí surgiu tudo…”

Primeiro dia – Visita ao museu de Rebala onde está situado o antigo cemitério do país. A história é contada relatando o convívio profundo do povo com a natureza. A caça , a pesca, o viver tribalmente faz parte daquele início dos tempos. Em seguida fomos aos túmulos antigos, construídos de forma circular, em pedras, com uma abertura no centro onde aqueles que morriam eram colocados para seguir seu destino. Nesse cemitério somente as pessoas da alta hierarquia eram enterradas. Fizemos a experiência de entrar nos túmulos e deitar um pouco lá dentro. Uma sensação de paz foi o depoimento de todas aquelas que tiveram a coragem de realizar a experiência. Em seguida visitamos um campo verde, onde as águas fizeram caminhos profundos revelando pedras enormes e abrindo canais por baixo das mesmas. Meditamos, cantamos e oramos. Tomamos nosso ônibus, onde Sr. Martin, o motorista local nos aguardava com um sorriso encantador e fomos para a Cachoeira Jägala, a maior cachoeira da Estônia em termos de quantidade de água; no verão, um convite para o banho, no inverno os fios da água congelam. Fizemos um delicioso piquenique e seguimos para nosso destino: Liimala, onde o mar nos aguardava. Armamos nossas tendas, fizemos nosso Circulo de Partilha, nossa fogueira, jantamos e fomos esperar o sol descansar para que pudéssemos dormir. Vã espera! O céu claro da Estônia continuou toda a noite, só descansando um pouco às 03:30h, despertando às 04:30h!

Aguarde mais notícias!